15 de fev. de 2012

Zé Cupido - Minha Terra (1970)



Zé Cupido é o nome artistico do sanfoneiro paulista José Ildemiro Cupido. Nascido em Taubaté, em 18 de dezembro de 1936, Zé Cupido é um dos raros representantes da sanfona de oito baixos na região Sudeste. 
Cego de nascença, ainda menino demonstrou dom musical na sanfona de oito baixos e na harmônica de boca. Começou a carreira tocando em quermesses e festas católicas. Em 1953 participa de programas na rádio Piratiniga e a partir de 1957 principia suas atividades como acompanhador e solista em gravações fonográficas. Sofreu influência do estilo ponteado dos tocadores de viola, instrumento preferido como solista na música caipira, que foi o berço primeiro da formação de Zé Cupido. Deste modo, as terças paralelas e o estilo ponteado estão fortemente presentes em seu trabalho. A influência da gaita-de-boca também se revela na maneira deste músico tocar o instrumento como se cantarolasse as melodias. 

A frente de seu regional, Zé Cupido acompanhou não apenas artistas paulistas reconhecidos como Capitão Furtado e Arlindo Pinto, bem como destaques da música nordestina como João do Pife.
Neste disco lançado pela Continental em 1976, Zé Cupido utiliza uma sanfona Hohner em afinação natural em dó/ fá com alterações. O repertório é constituido por canções famosas soladas por sanfona. A maior parte destas músicas possuem uma linha melódica apropriada ao canto, o que permite que o instrumentista possa valorizar notas longas e diferentes tipos de articulação das notas. Algumas músicas aparecem revestidas por ritmos diferentes dos quais foram originalmente destinadas. É o caso da toada "Luar do Sertão" que é interpretada em ritmo de samba brejeiro ou o xaxado "Mulher Rendeira" a meio passo entre o forró e o calango. 
O solista é acompanhado por um afinadíssimo regional de choro e os arranjos são simples e eficientes, valorizando a melodia das canções, demonstrando o singular estilo de Zé Cupido com sua sanfona de 8 baixos

Vale a pena a escuta!




2 comentários:

  1. Ola !! estou procurando o álbum " ZÉ BETTIO ATACA DE OITO BAIXOS" não encontro em lugar nenhum este disco do zé bettio!! se puderem postar pois seria interessante para esse blog.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Oi Thiago, também procuro por este disco há algum tempo...abraços!

    ResponderExcluir