Com Respeito aos Oito Baixos

Com Respeito aos Oito Baixos
"Com Respeito aos Oito Baixos" é o documentário de estreia do músico e pesquisador Léo Rugero. Realizado através do Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga 2012, o filme narra a trajetória da sanfona de oito baixos na música nordestina, contando com o depoimento de sanfoneiros e pesquisadores como Zé Calixto, Luizinho Calixto, Geraldo Correia, Anselmo Alves e Lêda Dias. Filmado nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro, consiste em um belo documento sonoro e visual da música nordestina. Para adquirir um exemplar do DVD, entre em contato conosco.

15/02/2012

Zé Cupido - Minha Terra (1970)



Zé Cupido é o nome artistico do sanfoneiro paulista José Ildemiro Cupido. Nascido em Taubaté, em 18 de dezembro de 1936, Zé Cupido é um dos raros representantes da sanfona de oito baixos na região Sudeste. 
Cego de nascença, ainda menino demonstrou dom musical na sanfona de oito baixos e na harmônica de boca. Começou a carreira tocando em quermesses e festas católicas. Em 1953 participa de programas na rádio Piratiniga e a partir de 1957 principia suas atividades como acompanhador e solista em gravações fonográficas. Sofreu influência do estilo ponteado dos tocadores de viola, instrumento preferido como solista na música caipira, que foi o berço primeiro da formação de Zé Cupido. Deste modo, as terças paralelas e o estilo ponteado estão fortemente presentes em seu trabalho. A influência da gaita-de-boca também se revela na maneira deste músico tocar o instrumento como se cantarolasse as melodias. 

A frente de seu regional, Zé Cupido acompanhou não apenas artistas paulistas reconhecidos como Capitão Furtado e Arlindo Pinto, bem como destaques da música nordestina como João do Pife.
Neste disco lançado pela Continental em 1976, Zé Cupido utiliza uma sanfona Hohner em afinação natural em dó/ fá com alterações. O repertório é constituido por canções famosas soladas por sanfona. A maior parte destas músicas possuem uma linha melódica apropriada ao canto, o que permite que o instrumentista possa valorizar notas longas e diferentes tipos de articulação das notas. Algumas músicas aparecem revestidas por ritmos diferentes dos quais foram originalmente destinadas. É o caso da toada "Luar do Sertão" que é interpretada em ritmo de samba brejeiro ou o xaxado "Mulher Rendeira" a meio passo entre o forró e o calango. 
O solista é acompanhado por um afinadíssimo regional de choro e os arranjos são simples e eficientes, valorizando a melodia das canções, demonstrando o singular estilo de Zé Cupido com sua sanfona de 8 baixos

Vale a pena a escuta!




Um comentário:

  1. Ola !! estou procurando o álbum " ZÉ BETTIO ATACA DE OITO BAIXOS" não encontro em lugar nenhum este disco do zé bettio!! se puderem postar pois seria interessante para esse blog.
    Obrigado.

    ResponderExcluir