24 de fev. de 2012

Mangabinha - Pé de Bode vol.6





Carlos Alberto Mangabinha Ribeiro nasceu em Corinto, Minas Gerais, no ano de 1942.
Aprendeu a tocar sanfona de oito baixos às escondidas, sem que o seu pai soubesse. 
Embora tenha se tornado mais conhecido como  integrante do famoso trio Parada Dura, Mangabinha gravou diversos discos na sanfona "pé-de-bode", como  os mineiros gostam de chamar a sanfona de oito baixos.
É um dos poucos sanfoneiros do estado de Minas Gerais a gravar discos fonográficos como solista deste instrumento, apresentando o estilo calangueado. Em seu repertório, calangos, rancheiras, polcas, limpa-bancos e xotes se entretescem através de um estilo delineado por terças paralelas e consecutivas e linhas melódicas de indiscutível sabor sertanejo.
"Pé de bode vol.6" foi editado pela gravadora Copacabana em 1979. Infelizmente, como de praxe, os músicos do excelente regional de acompanhamento não foram creditados na contracapa.
A instrumentação é leve, composta por baixo elétrico, violão de sete cordas e violão rítmico, responsável pelos recortes das danças. Aliás, é uma instrumentação bem interessante e característica. 
Nesta gravação, Mangabinha utiliza basicamente uma sanfona Hering em afinação natural na combinação de tonalidades de sol e dó.
Ao contrário das regiões Sul e Nordeste, a sanfona de oito baixos anda esquecida no sudeste. Com ela, seus representantes, muitos dos quais, como o próprio Mangabinha, se tornaram solistas de acordeom de cento e vinte baixos, para manter em atividade suas carreiras profissionais.









3 comentários:

  1. Leo,
    é vivendo e aprendendo; tenho muitos discos do Trio Parada Dura que baixei da internet, mas não sabia que o Mangabinha tocava 8 Baixos e por sinal muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Everaldo,

    Mangabinha tem alguns discos como solista de oito baixos, pouco divulgados...

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber se vcs teria o album "Mangabinha - Pisão no Calo" desde já agradeço.

    ResponderExcluir