17 de jul. de 2011

Renato Borguetti

Indubitavelmente, o gaúcho Renato Borguetti, o "Borguettinho" é uma das maiores expressões do fole nacional. Tendo começado seus estudos musicais na gaita-ponto de oito baixos, posteriormente, adotou instrumentos com duas carreiras e meia de botões e uma quantidade maior de baixos e acordes para a mão esquerda. A carreira extra contém as notas alteradas - sustenidos e bemois, que permitem ao músico a utilização de passagens cromáticas e determinadas escalas e acordes que a afinação natural em duas carreiras não possui.
A formação musical de Renato Borguetti está diretamente relacionada ao florescimento dos Centros de Tradições Gaúchas, pólos de efervescência da valorização da cultura tradicional, a partir da perspectiva fundamentada pelos pesquisadores Paixão Cortes e Barbosa Lessa. Aos dez anos, já iniciava na arte da gaita-ponto, tendo herdado a influência das danças gaúchas recolhidas e organizadas por Lessa e Cortes.
Em 1984, gravou o primeiro disco, intitulado simplesmente "Gaita- Ponto". Este trabalho, contrariando as estatísticas negativas que envolvem a produção fonográfica de música instrumental brasileira, foi vencedor de um disco de ouro, vendendo cem mil cópias.
Mais uma valiosa contribuição de Everaldo Santana, "O melhor de Renato Borguetti" é uma coletânea lançada em 1990, reunindo a primeira fase da carreira deste artista, que corresponde aos discos lançados na década de 1980, editados através de diferentes selos fonográficos. Como explica Everaldo, este disco faz parte da coleção de Tico dos Oito Baixos, outro colecionador da fonografia de acordeom diatônico brasileiro.
Atualmente, Renato Borguetti é um artista que participa de festivais internacionais de acordeom, tendo sido aclamado pelo público e pela crítica, com sua fusão entre a música tradicional gaúcha com a música instrumental brasileira e world music. Informações sobre este artista em sua página oficial:
http://www.renatoborghetti.com.br/






 http://www.4shared.com/file/o2GXTqbb/1990_-_Renato_Borghetti_-_O_me.html

Um comentário:

  1. Apesar de estar acostumado a ouvir solos de 8 Baixos tocados ao estilo Nordestimo, fiquei encantado com o estilo Gaita Ponto tocado no sul do Brasil. Fiquei conhecendo através do Youtube excelentes sanfoneiros como Gilberto Monteiro, Valdir Santos, Tio Bilia e muitos outros.

    ResponderExcluir