16 de fev. de 2011

O fabuloso Adolfinho




Adolfinho, ao lado de Geraldo Correia, Zé Calixto e Abdias foi um dos ícones do estilo cromático da sanfona de oito baixos na década de 1960, ou seja, daqueles sanfoneiros adeptos da afinação transportada, espécie de afinação cromática caracteristica da Região Nordeste do Brasil.
Com uma carreira intensa, Adolfinho gravou diversos discos entre meados da década de 1960 e final dos anos 80, quando veio a falecer. Deixou uma obra notável, sendo compositor de parte considerável do repertório que gravou. Atuou em diversos forrós, como o lendário "Forró do Pedro", em São Paulo. Aliás, foi Pedro Sertanejo quem produziu o presente LP, através do selo a Itamaraty, em 1978. Um album inteiramente instrumental, onde Adolfinho demonstra sua técnica e inventividade em arrasta-pés, forrós e choros de rara beleza. O acompanhamento instrumental não foi creditado na capa do disco - como, aliás, era de praxe nas gravações de forró instrumental, mas suponho que o acordeom tenha sido tocado por Oswaldinho do Acordeom, que normalmete participava da produções de seu pai, Pedro Sertanejo.
Vale a pena a escuta!

O fabuloso Adolfinho (Itamaraty, 1978)
Lado 1:
1.     Itatuba (Adolfinho) – arrasta-pé
2.     Mirador (Letício Vieira – Adolfinho) – forró
3.     Presente(Severino Sergio – Adolfinho) – forró
4.     Tocantins (Cícero B.S. – Adolfinho) – forró
5.     Dinorah (Benedito Lacerda – José Ferreira Ramos) - choro
6.     Interior (Letício Vieira – Adolfinho) - frevo
Lado 2:
1.     Inteligente (Oscar Barbosa) – baião
2.     Só pra você (Adolfinho) – forró
3.     Fabuloso (Adolfinho) - choro
4.     Companheiro (Severino Sergio – Adolfinho) – forró
5.     Biu Vicente no Forró (Adolfinho)
6.     Demorei mas cheguei (Adolfinho – Zé Pretinho) - forró

http://www.4shared.com/file/78RVSKId/Adolfinho_-_O_fabuloso.html

7 comentários:

  1. Que legal ler coisas sobre ele. Morreu em 20 de agosto de 1989, onde 3 dias depois eu faria 1 ano de idade. Queria poder ter visto ele tocar uma múcica. Meu avô me deixou de herança a música e agradeço a Deus por isso!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,

    vi que seu site oferece arquivos para baixar. O Minhateca.com.br é um site de armazenamento e compartilhamento de arquivos com espaço ILIMITADO e totalmente gratuito! Sem tempo de espera ou qualquer restrição, download ilimitado e super rápido - 100% GRATIS! Porque não usa nosso site para hospedar os arquivos da sanfonade8baixos?

    ResponderExcluir
  3. sou da cidade Itatuba é imagino que a música denominada Itatuba foi uma homenagem a esta terra que também foi muito visitada pelo instrumentista onde residiu em no município de areias limitando -se com Itatuba .

    ResponderExcluir
  4. ADOLFO VICENTE PEREIRA
    ✳02/03/1934
    ➕19/08/1989
    (55 ANOS)

    ResponderExcluir