5 de mai. de 2012

Millor Itabira - O Homem Banda



Como se já não bastasse uma sanfona de oito baixos e uma gaita de boca sendo tocadas conjuntamente, se acresce a isso, uma caixa, um bumbo e um pequeno prato pendurados sobre as costas, que podem ser acionados através de um interessante mecanismo em seus pés. Enquanto isso, ele ainda canta...Estamos falando de Millor Itabira, o "homem banda".
Eu estava passando pela Feira do chorinho, como é conhecida a feira da Rua General Glicério, em Laranjeiras, quando fui atraído por um som de sanfona ao longe. Enquanto cantava e executava sua banda ambulante, Millor  transitava entre os passantes, despertando  curiosidade e simpatia . Ao receber uma moeda de um real, sinaliza um simpático toque de campainha em agradecimento...
 Millor (pronuncia-se Milór) veio de Minas e atualmente mora em Guadalupe. Reencarna a figura mítica do homem-banda e seu pregão é "Alegria é o som nosso de cada dia". Na sanfona, ele busca traduzir músicas populares que aparentemente estão a léguas distantes da sanfona de oito baixos, tal como um reggae do Paralamas do Sucesso. Mas basta ouvir, para gostar do resultado estético da parafernália empreendida por Millor Itabira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário