29 de mai. de 2012

Folia de Reis Sagrada Família da Mangueira - Marcha



Este vídeo foi gravado durante o Encontro de Folias de Reis promovido pela Folia de Reis Sagrada Família da Mangueira, ocorrido no dia 26 de maio de 2012.
A festividade ocorreu na quadra da Mangueira localizada na Candelária. Como explica o músico e pesquisador Daniel Bitter, a Candelária é "uma das sub-regiões do Complexo da Mangueira" que concentra espressivo contingente de mineiros emigrados.
A Folia Sagrada Família tem suas origens históricas em Laranjal, município localizado na mesorregião da Zona da mata mineira. Acompanhando o deslocamento migratório, esta Folia adquiriu novas influências, adequando-se a padrões estético-culturais do novo ambiente em que se fixam seus descendentes. Atualmente coordenada pelo mestre Hevalcy Ferreira da Silva, a Folia de Reis Sagrada Família é um dos grupos da área metropolitana do Rio de Janeiro em plena atividade.
Neste Encontro de Folias de Reis, estiveram presentes outros grupos, não apenas da área metropolitana do Rio de Janeiro, bem como da Baixada Fluminense e da Região dos Lagos.
Estas festas revelam uma expressiva rede social composta por todas as faixas etárias. Cada grupo é normalmente formado por relações de parentesco e vizinhança.
A sanfona tem um papel importante na instrumentação das folias de reis do Rio de Janeiro. É o instrumento responsável pelos solos instrumentais e acompanhamento melódico e harmônico dos estribilhos (seções instrumentais) e das toadas (seções cantadas). De acordo com Bitter, os estribilhos são variações instrumentais utilizadas "para iniciar e terminar uma sequência de versos". Do mesmo modo, a sanfona também é o instrumento solista das marchas instrumentais e/ ou cantadas que acompanham a marcha dos foliões. Por fim, o instrumento é responsável para pontuar as "chulas", que são temas instrumentais em ritmos de samba-rural, calango ou "mazuca" (mazurca) que acompanham a coreografia acrobática dos palhaços. Nos intervalos entre a chegada dos grupos, ocorre o divertimento dos praticantes, no qual os sanfoneiros e alguns percussionistas se reúnem para tocar um repertório de forrós, calangos ou modas caipiras.
Embora os acordeões diatônicos de oito ou doze baixos sejam os instrumentos utilizados tradicionalmente, devido a uma série de fatores, os acordeões-piano tem sido incorporados e começam a prevalecer. Pelo que posso observar, isso se atribui não apenas a menor quantidade de praticantes do acordeom diatônico. A forte intensidade sonora das folias fluminenses - o que se deve à incorporação de instrumentos de percussão das bandas marciais (tal como ocorreu anteriormente no samba) tem exigido instrumentos melódicos de sonoridade mais encorpada. Neste caso, os acordeões-piano normalmente em quartas de voz costumam superar os acordeões diatônicos em segundas ou terças de voz. Para o acompanhamento harmônico também são utilizados intrumentos de cordas como o violão, a viola caipira e o cavaquinho.

Neste vídeo, um trecho da marcha que abriu os festejos promovidos pela Folia de Reis Sagrada Família da Mangueira.


* Referência bibliográfica: Bitter, Daniel. A BANDEIRA E A MÁSCARA - A circulação de objetos rituais nas folias de reis. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário