21 de nov. de 2010

Pedro Sorongo com Abdias dos 8 baixos - Na Ginga do merengue

Pedro Sorongo (1909-1993) foi um importante percussionista brasileiro que teve intensa atividade profissional. Seu legado como percussionista, construtor de instrumentos e compositor é de extrema importância. Também atuou intensamente como músico de estúdio, tendo colaborado na década de 1970 com destacados sanfoneiros de 8 baixos como Abdias, Zé Calixto e Gerson Filho. O disco "Na ginga do merengue" de Abdias, lançado pela CBS em 1970, conta com Pedro Sorongo não apenas na percussão, mas também como compositor.
Recentemente, a musicista e atriz Lys Araujo, filha de Pedro Sorongo, começou a realizar uma grande missão: organizar e disponibilizar informações a respeito deste lendário percussionista. Através do blog-site
http://pedrosorongo.blogspot.com, temos um canal de referência que reúne dados bibliográficos, fotografias, detalhes sobre os instrumentos construídos por Sorongo, trazendo informações que dificilmente seriam acessadas ou obtidas por pesquisadores, dado a escassez de fontes escritas sobre o músico.
 Reparem abaixo, a seta vermelha desenhada na capa, indicando Pedro Sorongo com um bongô ao lado de mestre Abdias com seu inseparável 8 baixos.


http://www.4shared.com/file/uBwMISDc/abdias__dos_8_baixos_-_1970_-_.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário