11 de nov de 2010

Oficina de 8 baixos com Luizinho Calixto

II Festival Internacional da Sanfona acontece em Juazeiro e Petrolina



Entre 09 e 14 de novembro o público poderá assistir a shows de sanfoneiros consagrados em 10 bairros e distritos dos dois municípios. O Festival recebe apoio da Secretaria de Cultura da Bahia através do Fundo de Cultura.


Acontece entre os dias 09 e 14 de novembro o II Festival Internacional de Sanfona nos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), com atrações nacionais, internacionais, concertos eruditos e populares além de oficinas de sanfona e exposição sobre o “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga. O evento acontece pela segunda vez na região e conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA através do Fundo de Cultura. Entre os sanfoneiros conhecidos estão Hermeto Pascoal, Antônio Spaccarotella e Mirco Patarini ambos da Itália, Hector Del Curto (Argentina), Dominguinhos, Cicinho de Assis, Flávio Baião, Targino Gondim e os grupos Orquestra Sanfônica de Aracaju, Sexteto Sinfônico e Quinteto de Cordas da Paraíba. Todas as apresentações e oficinas são gratuitas.
A abertura acontece no Memorial de Luiz Gonzaga, no Centro de Cultura João Gilberto (Funceb/SecultBA), em que os fãs terão oportunidade imperdível de conhecer a vida, obra e discografia do “Rei do Baião” através da exposição do acervo do memorial que veio diretamente de Recife (PE). O acervo conta com discos raros de 78 rpm, Long Plays, CDs, fotos, impressos, álbuns de recortes, vídeos e arquivos de áudio em formato MP3. Parte singular do acervo do MLG é o conjunto de documentos cedidos para replicação pelo Parque Asa Branca, construído pelo compositor na cidade de Exu.


"O Festival de Sanfona foi criado com o objetivo de fortalecer este instrumento musical no cenário contemporâneo, especialmente para as novas gerações. Realizar este empreendimento no centro geográfico do Nordeste brasileiro, em plena caatinga, mas banhada pelo Rio São Francisco, também fortalece a iniciativa, pois facilita o acesso de público de todos os estados da região”, afirma o diretor geral do festival, Celso de Carvalho.


O festival terá palco móvel que irá percorrer 10 bairros e distritos de Juazeiro e Petrolina, com acesso gratuito a população. “Neste ano também ganhamos a participação do Teatro Ambulante, equipamento do Ponto de Cultura Pangea, que está em Juazeiro. Este espaço cultural móvel, montado numa estrutura de ônibus urbano, com projeto do arquiteto Carl von Hauenschild, levará 10 shows com sanfoneiros regionais a bairros populares de Juazeiro. A participação de artistas locais também foi ampliada”, explica Carvalho.


Para este ano estão previstas duas oficinas, uma de Sanfona de 8 Baixos e outra de 120 Baixos além de uma mesa redonda com o tema “O Sanfoneiro e o Mercado Musical Contemporâneo”, com nomes importantes do setor. As oficinas serão ministradas por Mestre Camarão (sanfona de 120 baixos) e Luizinho Calixto (8 baixos), os dois principais professores destes instrumento no país. As inscrições são feitas diretamente no site www.festivaldasanfona.com.br ou pessoalmente no Centro de Cultura João Gilberto, onde serão realizadas as oficinas.
Serviço
O quê: II Festival Internacional da Sanfona
Onde: 10 bairros e distritos de Juazeiro e Petrolina
Quando: Entre 09 e 14 de novembro
Gratuito
Programação
Terça Feira – 09/10
Abertura da Exposição
Acervo: Memorial de Luiz Gonzaga
Local: Centro de Cultura João Gilberto – Juazeiro
BA
Início da Oficina de Sanfona de 8 Baixos
Instrutor: Luizinho Calixto
Local: Centro de Cultura João Gilberto – Juazeiro
BA
Início da Oficina de Sanfona de 120 Baixos
Instrutor: Mestre Camarão
Local: Centro de Cultura João Gilberto – Juazeiro
BA
Concerto de Abertura
Artista: Hermeto Pascoal
Local: Centro de Cultura João Gilberto – Juazeiro
BA
Quarta Feira – 10/10
Concertos Eruditos
Artistas: Ricardo Cigano, Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas da Paraíba
Local: Concha Acústica de Petrolina, Praça Dom Malan (Praça da Catedral).
Quinta Feira – 11/10
Concertos Eruditos
Artistas: Bruno Moritz, Antonio Spaccarotella (Itália), Mirco Patarini (Itália)
Local: Concha Acústica de Petrolina, Praça Dom Malan (Praça da Catedral).
Sexta Feira – 12/10
Fórum de Debates – O Sanfoneiro e o Mercado Contemporâneo da Música
Palestrante: Paulo Marcondes (UFPE)
Local: Grande Hotel – Juazeiro
BA

Shows Abertos
Artistas: Sexteto Sanfônico do Recife, Dominguinhos, Cezinha, Jô Miranda, Renato Borghetti, Cicinho de Assis, Flávio Baião
Local: Nova Orla – Juazeiro
B

Sábado – 13/10
Shows Abertos
Artistas: Orquestra Sanfônica de Aracaju, Targino Goldim, Frank Marocco (Itália), Nando Cordel
Local: Nova Orla – Juazeiro
BA








Nenhum comentário:

Postar um comentário