4 de nov. de 2010

Encontro de Sanfoneiros de 8 baixos no Pelourinho

Encontro de sanfoneiros de 08 baixos
Dias: 04-05-06-07 de novembro
Local: Largo Pedro Arcanjo - Pelourinho
Endereço: Largo Pedro Arcanjo - Pelourinho
Horário: 20h
Ingressos: Entrada franca
Valor:
Site: 
Email:donaideia.comunicacao@gmail.com

Zé Calixto, Luizinho Calixto, Rato Branco e Landinho Pé-de-Bode são os quatro sanfoneiros que participam do "Encontro de Sanfoneiros de 8 baixos", que começou hoje, dia 04 de novembro e se estende até o próximo domingo, dia 07. Para quem estiver em Salvador, é uma boa pedida para conferir de perto o talento destes quatro sanfoneiros.
Zé Calixto nasceu no Sítio Araticum em Alagoa Seca, nas proximidades de Campina Grande, em 1935.Profissionalizou-se em 1959, quando assinou contrato de exclusividade com a Philips. Desde então, foram 6 discos de 78 rotações e cerca de 25 LPs como solista, além da participação em dezenas de coletâneas. Em 2008, gravou através de  patrocínio da Petrobrás, o CD "O poeta da sanfona" que contou com a participação especial de Dominguinhos.
Luizinho Calixto é o irmão caçula de Zé Calixto. Com uma carreira brilhante, já gravou diversos LPs e CDs. Recentemente foi responsável pelo primeiro método dedicado à sanfona de 8 baixos no estilo nordestino - afinação 'transportada'.
Rato Branco é também um hábil sanfoneiro, sobrinho de Pedro Sertanejo, mestre da sanfona de 8 baixos e criador de um dos primeiros forrós da região sudeste - o 'Forró do Pedro' no bairro do Brás, em São Paulo.
Landinho Pé-de-Bode é natural de Euclides da Cunha, no estado da Bahia e apresenta um estilo que flerta com a sonoridade da região sudeste. Recentemente teve um CD gravado como parte da memoria cultural da região de Canudos.
Sem dúvida, aos apreciadores dos 8 baixos, uma oportunidade única. Aos que ainda não conhecem a tradição nordestina do instrumento, uma ótima chance de tomar contato com esta tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário