18 de mar. de 2012

Leo Rugero - videoconferência no SESC

No dia 14 de março, tive a oportunidade de ministrar uma videoconferência promovida pelo SESC, dentro do projeto Sonora Brasil. O evento ocorreu na sede nacional do SESC, na Barra da Tijuca.
Na ocasião, abordei brevemente a história do acordeom, a divisão entre acordeões diatônicos e cromáticos, a difusão do instrumento no Brasil  e a influência exercida pela sanfona de oito baixos na formação dos repertórios tradicionais da gaita-ponto gaúcha, do fole de oito baixos nordestino e a sanfona do calango mineiro. Na ocasião, me utilizei de fotografias e arquivos de áudio, além de breves performances explicativas. 
Em virtude da conferência ter sido transmitida ao vivo para unidades do SESC em diferentes pontos de todo o país, foi possível estabelecer o diálogo com o público, através de perguntas realizadas na parte final.
Mais uma vez. agradeço ao SESC pela oportunidade, sobretudo aos técnicos envolvidos na concepção e realização deste projeto.
Lembrando que o Sonora Brasil prossegue neste ano, com apresentações de Gilberto Monteiro, Truvinca, Dino Rocha e o duo Toninho Tagliaferri e Bebê Kramer. Fiquem de olho!
Abaixo, algumas fotografias da filmagem.




3 comentários:

  1. Deve ter sido um ótimo evento; é só ver a quantidade de sanfonas mostradas nas fotos.

    ResponderExcluir
  2. Tive a oportunidade de assistir em Recife, e felicito Leo Rugero pela excelente conferência.

    ResponderExcluir
  3. Olá Lêda,

    uma honra ter contado com sua presença e participação nesta conferência.

    ResponderExcluir