27 de mar. de 2012

sanfonade8baixos.blogspot.com - três anos online

Há três anos atrás, resolvi criar um blog dedicado ao acordeom diatônico, em especial ao tipo específico constituído por oito botões na mão esquerda, popularizado como sanfona de oito baixos. 
A idéia inicial consistia em desenvolver um pequeno caderno de notas, com notícias, informações, passagens de minha pesquisa de campo e compartilhamentos de videos, discos raros, artigos e opiniões, motivado pela escassez de informações acerca do acordeom diatônico brasileiro. No ano anterior, em 2008, eu já havia contribuído com o artigo "A sanfona de oito baixos e a música instrumental", amplamente compartilhado na rede. Porém, o formato jornalístico do blog, em que as páginas e manchetes se sucedem, pareceu-me o formato ideal para prosseguir.
 Aos poucos, um conjunto de leitores assíduos do blog foram surgindo, e não apenas como passivos visualizadores. Alguns  destes leitores se tornariam eventuais colaboradores, fornecendo acervos e sugerindo temas.
Através do blog, tenho conhecido diversas pessoas, por algum motivo ligadas ao fole de oito baixos: apreciadores, praticantes, profissionais, amadores, radialistas, repórteres, acadêmicos. Enfim, posso afirmar que este pequeno espaço superou em muito minha tímida expectativa inicial.
De agora em diante, aumenta nossa responsabilidade, a partir do momento em que este blog se tornou uma linha divisória em relação ao acordeom diatônico brasileiro, ao menos à nível da Internet.
Porém, aindo sentimos falta de estabelecer contato regular com uma quantidade maior de leitores do blog, no intuito de tornar ainda mais coesa esta rede. Embora a sanfona, fole ou gaita-ponto já tenha se tornado um assunto frequente e menos inesperado do que outrora, ainda nos parece um pouco frágil a canalização desta produção. Precisamos pensar coletivamente em estratégias de divulgação, distribuição e comercialização de produtos relacionados ao acordeom diatônico brasileiro. 
Fico feliz com este terceiro ano de atividade e espero continuar honrando a camisa dos oito baixos brasileiros!

Um comentário:

  1. Leo,
    o seu trabalho de divulgar a cultura da Sanfona de 8 baixos contribuiu diretamente para tirar a mesma do esquecimento total. Conversei muito com o Luizinho Calixto sobre esse assunto e ele me confirmou isso; O Lene dos 8 Baixos e o Téo dos 8 Baixos que lidam com Casa de Forró, também dizem a mesma coisa, veja o depoimento do lene que está no início do último vídeo dele que postei no meu canal.

    ResponderExcluir