10 de jun. de 2014

Falece em Laranjal o "Seo Tão", famoso fabricante de sanfonas de oito baixos


Bela homenagem do mestre da folia de reis "Sagrada Família da Mangueira" Hevalcy Ferreira da Silva em virtude da passagem de Sebastião Félix das Chagas, conhecido como "Seo Tão", fabricante de sanfonas de Minas Gerais.
Infelizmente, não tive oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, mas hoje guardo comigo uma de suas sanfonas de oito baixos, construída em 2002 e outrora pertencente a Folia de Reis "Sagrada Família". O instrumento, afinado em fá maior e si bemol, é curioso sob todos os aspectos, devido a originalidade de sua confecção. Nele, está guardada a sonoridade da sanfona mineira, do calango, da folia, da chula e da cantoria. Siga com Deus, Seu Tão, em seu caminho iluminado. Agradeçemos sua contribuição indelével a continuidade da tradição da sanfona de oito baixos no Brasil. 
Abaixo, o texto de Mestre Hevalcy.
O maior sanfoneiro de folia de reis que eu ja vi e ouvi tinha cada estribilhos lindos!

Faleceu neste domingo na cidade de Laranjal (30 Km de Muriaé), Sebastião Félix das Chagas, uma importante personalidade, conhecida como “Sr. Tão Sanfoneiro” que dedicava também aos trabalhos da igreja. Tão Sanfoneiro ficou conhecido ainda através de reportagens da TV Integração e TV Alterosa. A neta Cristiane Ribeiro agradece pelas manifestações de pesar. O sepultamento aconteceu nesta tarde de segunda-feira.


Luthier: Sebastião Félix das Chagas _Sr. "Tão"_ de Laranjal (MG)
O LUTHIER DAS FOLIAS


Sebastião Félix das Chagas __Sr. Tão_ nasceu em 1914, em Laranjal (MG). Filho de um carpinteiro tocador de sanfona, “seu Tão” nos diz que sua

" profissão é arte musical. Realmente, a música é a alegria da gente, remédio pro corpo da gente, né. A música é uma coisa muito necessária pra mim."

Além de sanfoneiro, seu Tão era sineiro e compositor: "Eu tenho muita música e cantoria. E as minhas músicas têm o sentido da vida, da vida humana."

Conheça um pouco mais sobre a fascinante trajetória deste "luthier das folias" no curta (3 mim) intitulado "Som da Rua: Seu Tão"

UM POUQUINHO DE SANFONA


A sanfona de oito baixos é tradicionalmente utilizada nas Folias de Reis;

Vai com Deus Sr.Tão tocar sua 14 baixos de fabricação propiia ao lado de Deus pai!
e obigado por seu empenho e habilidades na influencia e autenticidade de nossa folia de reis mineira.


Mestre Hevalcy

Nenhum comentário:

Postar um comentário