20 de nov. de 2013

Lene dos 8 Baixos - No Festival Rootstok 2013





Publicado em 18/11/2013  texto de Everaldo Santana

No dia 16 de Novembro estive no Festival Rootstok no município de Juquitiba em São Paulo. Este ano o Rootstok ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de Novembro de 2013. Esta é a primeira vez que vou ao Rootstok e gostei bastante; é um Mega evento em prol do Forró Pé de Serra e conta com a participação das melhores Bandas de Forró do Brasil. Fui convidado pelo Ivan Dias organizador deste evento que me pediu para convidar alguns Sanfoneiros de 8 Baixos pois o Músico e Cineasta Leo Rugero viria ao Festival para apresentar o seu Filme "Com Respeito aos 8 Baixos". Convidei então alguns dos meus amigos Sanfoneiros de 8 Baixos que não puderam ir alegando motivos particulares.
Fui então com o Lene dos 8 Baixos, o zabumbeiro Pinguim e o ritmista Aparecido, ambos forrozeiros da velha guarda que tocaram e gravaram com Zé Paraíba e Trio Nortista.
O Lene dos 8 Baixos tocou músicas de sua autoria e depois saiu do palco tocando junto com o Leo Rugero levando o pessoal para assistir ao filme no Auditório do Parque.
Para mim o Filme "Com Respeito aos 8 Baixos é um excelente trabalho sobre a Sanfona de 8 Baixos; um trabalho pioneiro que levou 5 anos para ficar pronto.
A Sanfona de 8 Baixos não é um instrumento comercial, por isso tem pouca divulgação, mas existem muitos simpatizantes como os jornalistas Anselmo Alves e Leda Dias, a família Calixto que praticamente todos os seus membros tocam Fole de 8 Baixos, o próprio Leo Rugero que vem lutando contra a extinção desta Sanfoninha. Eu gosto muito do Fole de 8 Baixos, e apesar de possuir sanfonas há mais de 20 anos, não aprendi a tocar; portanto faço a minha parte gravando vídeos de Sanfoneiros de 8 Baixos e postando na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário