22 de abr. de 2012

Luizinho Calixto - Escalas para sanfona de 8 baixos e músicas para aprender

Dando continuidade ao "Curso Introdutório de sanfona de oito baixos", Luizinho Calixto reuniu algumas escalas importantes e melodias em um novo trabalho voltado para o ensino do fole nordestino. É um trabalho indispensável a todos aqueles que desejam aprender o fole de oito baixos em afinação transportada e no estilo nordestino.
Neste volume, Luizinho reuniu algumas escalas e melodias em diferentes tonalidades. Assim, existe a digitação das escalas de   dó maior, ré maior, mi maior, fá maior, sol maior, lá maior e si maior. Todas as escalas são abordas em duas oitavas, sendo dividas em "grave" e "médio" ou "grave" e "agudo", de acordo com a região de cada tonalidade. Devemos lembrar que Luizinho utiliza a combinação de tonalidades de fá e dó como referência. Porém, qualquer outra combinação de tonalidades no sistema transportado pode ser utilizada, pois Luizinho se utiliza de um sistema de tablatura, no qual os botões são numerados. Deste modo, basta seguir os números.
Entre as músicas escolhidas por Luizinho para integrar o volume, além de músicas que compõe o repertório tradicional do fole de oito baixos, estão algumas melodias conhecidas que figuram em parte considerável de manuais técnicos como "Parabéns para você" e "Asa Branca". 
Destaques para as melodias de solos muito apreciados, tal como "Festa do Chitão" de Zé Calixto e De Matos, "Forró na Guanabara" de José Dandi e Adolfinho; "Pau de Arara" de Luiz Gonzaga e Guio de Morais; "Pau queimado" de Pedro Sertanejo; "Quadrilha brasileira" de Gerson Filho; "Roseira do Norte" de Pedro Sertanejo; "Xaxadinho das Alagoas" de Severino Januário", "Chorão" de Luiz Gonzaga e "Assum preto" de L.Gonzaga e Humberto Teixeira. Com um repertório desses debaixo do dedo, o sanfoneiro pode encarar um baile sem medo...
Enfim,  neste novo volume intitulado "escalas para sanfona de 8 baixos e músicas para aprender", Luizinho Calixto oferece ao estudante do fole de oito baixos alguns ensinamentos que se complementam em relação ao primeiro volume, destinado unicamente aos acordes. Ou seja, estudando firme este método, o discípulo pode aprender as principais escalas maiores e algumas melodias indispensáveis no repertório dos forrós.
Para aqueles que pretendem comprar uma cópia do livro, basta entrar em contato com Luizinho através do e-mail: luizinhocalixto@hotmail.com

2 comentários:

  1. Leo,
    pedi novamente este Manual ao Luizinho Calixto, espero que desta vez êle responda ao email.

    ResponderExcluir
  2. Quero ver o nome de cada tecla branca na 8 baxo acordeão

    ResponderExcluir