18 de out. de 2011

Negrão dos Oito Baixos - Vamos Dançar

Negrão dos oito baixos foi um proeminente sanfoneiro baiano, natural de Ipirá, município que concentra uma quantidade expressiva de praticantes deste instrumento. A carreira fonográfica de Negrão pode ser divida em duas fases. Uma primeira, com ênfase na música instrumental, e a segunda fase, na qual ele incorpora forte influência do forró de duplo sentido, ramo do forró de letras picantes, onde o enunciado das palavras produz cacófatos, ou sugere, através da proximidade de palavras, um sentido sexual implícito ao que se diz. Expediente antigo em letras de música, que se tornou carro-chefe da vendagem de discos no final dos anos 70, e passou a guiar a carreira deste sanfoneiro.
Este disco, "Vamos dançar"foi lançado pelo selo ACM, gravadora SOM, em 1976,  marca a transição entre as duas fases, entre o instrumentista dos primeiros tempos e o cantor que estava por vir. Neste trabalho, temos alguns dos primeiros exemplos de Negrão como intérprete vocal, notadamente no merengues "No lado de cá"e "Merengue da Bahia", e no carimbó "Linda Morena". Neste período, o merengue dominicano e o carimbó nortista arrastavam as sandálias nos salões e eram muito gravados. Porém, o instrumentista estava no auge da forma e se destaca em belos temas instrumentais. "Só de leve" é um lindo merengue, onde ecoa a influência de Abdias, que, ao lado do percussionista e compositor Pedro Sorongo, foi o mais relevantedivulgador deste gênero entre nós. Os forrós instrumentais não poderiam ficar de fora, e estão bem representados em "Cheio de piegas", "Riscadinho", a faixa título "Vamos Dançar"e "Farrista".
Enfim, um bom disco do saudoso Negrão, um sanfoneiro que assegurou seu lugar na história fonográfica da sanfona de oito baixos.
Boa escuta!




http://www.4shared.com/file/Idv-fOZ0/Negrao_dos_8_baixos_-_Vamos_Da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário