31 de ago. de 2011

A Sanfona de 8 baixos redescoberta

Já não é possível falar em extinção ou esquecimento. Entre 2007, quando iniciei minha pesquisa sobre a tradição nordestina da sanfona de oito baixos, à 2011, houve uma significativa reestruturação da rede que compõe esta prática musical. A audiência deste blog nunca foi tão alta, desde sua inauguração, há cerca de dois anos e meio atrás. São 6h52m, enquanto escuto o programa Foleviola de Adelzon Alves transmitido pela Rádio MEC, observo que as vinhetas instrumentais entre um e outro bloco do programa, são fragmentos do disco "O poeta da sanfona" de Zé Calixto. Mais uma evidência da redescoberta dos oito baixos!

Cometário de Everaldo Santana:
Leo, você tem razão, no dia 24 de Agosto estive com o Luizinho Calixto que veio a São Paulo fazer um Show e aproveitou para conhecer de perto o trabalho que os Sanfoneiros de São Paulo vem fazendo em prol da Sanfona de 8 Baixos. Conversei bastante com êle e me disse que esta está muito contente em ver tanta gente trabalhando em prol da Sanfona de 8 Baixos.
Este Blog é um dos responsáveis pela revalorização da Sanfona de 8 Baixos.
Muito obrigado por divulgar os vídeos que venho postando no Youtube.

Um comentário:

  1. Leo, você tem razão, no dia 24 de Agosto estive com o Luizinho Calixto que veio a São Paulo fazer um Show e aproveitou para conhecer de perto o trabalho que os Sanfoneiros de São Paulo vem fazendo em prol da Sanfona de 8 Baixos. Conversei bastante com êle e me disse que esta está muito contente em ver tanta gente trabalhando em prol da Sanfona de 8 Baixos.
    Este Blog é um dos responsáveis pela revalorização da Sanfona de 8 Baixos.
    Muito ogrigado por divulgar os vídeos que venho postando no Youtube.

    ResponderExcluir