25 de mai. de 2011

Tatico Henriquez Siempre(mYp) Pt9



Tenho a impressão, e isto pode ser uma falsa impressão, que o acordeom diatônico é mais valorizado por nossos "hermanos" da América Espanhola. O instrumento segue valorizadíssimo no Merengue da República Dominicana. na Cumbia da Colômbia ou no Chamamé na região cisplatina, entre outros gêneros de expressão dos acordeões de botões. Também parece que não sofreu o estigma de instrumento "limitado" em relação ao acordeom de cento e vinte e baixos. Uma evidência da presença deste instrumento na America espanhola, se justifica pelo fato que a Hohner, prestigiosa fábrica alemã de acordeões, confecciona instrumentos específicos para estilos como Vallenato, Tex-Mex e Merengue.
O merengue exerceu influência decisiva no repertório nordestino de sanfona de oito baixos na decada de 1970, tendo sido introduzido nos repertórios por Abdias como o disco "Na Ginga do Merengue".
Segue um video postado no Youtube por MerenYola com um trecho final do filme "Tatico Henriquez siempre - Historia de uma leyenda". Esta cena final é curiosa, e, pela primeira vez, vejo um videoclipe de sanfona de oito baixos, com as cenas ao fundo em preto e branco reforçando imageticamente o que é expresso na letra autobiográfica da canção. Tatico foi um excelente acordeonista, e utiliza a sanfona em afinação correspondente à nossa afinação "natural", na tonalidade de lá. A escolha desta tonalidade se deve ao canto. Faleceu em 1976, tendo se tornado uma lenda do merengue dominicano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário