6 de nov. de 2021

Arlindo dos Oito Baixos é homenageado em live nesta terça (13), quando faria aniversário

Arlindo dos Oito Baixos é homenageado em live nesta terça (13), quando faria aniversário: No dia 16 de abril, o sanfoneiro pernambucano Arlindo dos Oito Baixos completaria 79 anos, se vivo estivesse. Patrimônio Vivo de Pernambuco, in memorian,

Olá amigos, para quem ainda não assistiu esse live, que fizemos no dia 13 de abril, só posso afirmar que foi imperdível. Se ligue no canal do Secult

Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
DigitalDigitalDigitalDigital
NOTÍCIA DE VIVER

CULTURA POPULAR

Arlindo dos Oito Baixos é homenageado em live nesta terça (13), quando faria aniversário

Publicado em: 12/04/2021 16:14

 (Foto: Costa Neto/Fundarpe)
Foto: Costa Neto/Fundarpe

No dia 16 de abril, o sanfoneiro pernambucano Arlindo dos Oito Baixos completaria 79 anos, se vivo estivesse. Patrimônio Vivo de Pernambuco, in memorian, o músico continua sendo uma grande referência para os adeptos e apreciadores de uma tradição musical que teve expoentes como Januário e Luiz Gonzaga, citando os mais famosos. Para marcar a data, a Secult-PE/Fundarpe realiza, nesta terça (13), a transmissão virtual de uma conversa sobre o instrumento que virou símbolo do artista. O fole de Arlindo dos Oito Baixos - Legado e salvaguarda está marcada para as 19h, nos canais do Youtube da Secult-PE/Fundarpe e do Cais do Sertão.

Participam da transmissão Ivison dos Oito Baixos, um tocador caruaruense entusiasta da formação em Oito Baixos, o produtor cultural Anselmo Alves e o músico e pesquisador Leo Rugero. A mediação será feita por Leda Dias, que é pesquisadora da sanfona e atualmente gerente de políticas culturais da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

"A passagem do aniversário de Arlindo traz a possibilidade de conversarmos sobre o instrumento que ele representava como expoente maior aqui no estado de Pernambuco. O fole de oito baixos tem uma importância fundamental para nossa música nordestina, como base para expressões musicais do Nordeste, vinculadas basicamente ao forró, e vemos que grandes nomes começaram com o fole de oito baixos, como Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Sivuca", afirma a mediadora do encontro virtual desta terça.

Segundo Leda Dias, a relação do fole com o Nordeste brasileiro vai além da simples adoção do instrumento. "Aqui ele recebeu uma a afinação diferenciada. Ou seja, existe uma característica peculiar para o fole de oito baixos no Nordeste brasileiro. Então a gente deve conversar um pouco sobre isso, a importância como patrimônio e também a situação atual. Discutir o que a gente espera no mercado da música para o fole de oito baixos, quando a gente vê artistas jovens, como Ivison, que é um excelente tocador, desenvolve um trabalho sobre o instrumento e reinventa essa arte do fole dos oito baixos", concluiu.

SERVIÇO
O Fole de Arlindo dos Oito Baixos - Legado e Salvaguarda
Onde: Canais do YouTube da Secult-PE/Fundarpe e do Cais do Sertão
Quando: Terça (13), às 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário