7 de set de 2016

Encontro de Gerações de Tocadores de Sanfona de 8 baixos e Interculturalidades

O mês de setembro foi coroado no Rio de Janeiro com dois eventos significativos que trouxeram à baila a prática da sanfona de oito baixos, graças ao empenho de Mirele Guedes e Guilherme Mará, a frente do Núcleo de Expressão e Divulgação da Sanfona de Oito Baixos no Brasil.
No dia 04 de setembro, ocorreu o Encontro de Gerações de Tocadores de 8 baixos, no Parque das Ruínas em Santa Teresa, reunindo Zé Calixto, seus discípulos Guilherme Mará e Léo Rugero e Chico Paes de Assaré. Além da presença dos sanfoneiros, o evento contou com a participação especial de Beto Lemos(Rabeca), Geraldo Junior(voz), Rodrigo Ramalho(triângulo), Marcelo Mimoso(voz), Chris Mourão(percussão) e o mestre Durval Pereira no zabumba.
No dia 05, houve o evento "Sanfonada", inserido dentro do projeto Interculturalidades, promovido pela UFF. Numa mesa-redonda e apresentação muito especial, além dos sanfoneiros citados anteriormente, houve a presença estelar de Renato Borguetti, ícone da gaita-ponto e um dos baluartes da renovação do acordeon diatônico no Séc.XX. O acompanhamento ficou ao encargo de excelente regional formado por Valter 7 cordas (violão), Carlinhos Calixto(cavaquinho), Beto Marrom(pandeiro), Giló(triângulo) e Durval Pereira(zabumba). Numa apresentação inspirada, conseguiu-se levantar a plateia, sobretudo quando Guilherme Mará tocou a quadrilha "Polquinha da Dona Josefa Martins", arrancando aplausos entusiasmados. Outro momento de ápice foi Borguetti interpretando "Felicidade"de Lupcínio Rodrigues, contracantada por Zé Calixto e entoada por toda a platéia. Além disso, Zé Calixto e sua célebre interpretação de "Escadaria" e Borguetti com a arrebatadora interpretação de "Milonga para as Missões"deram o tom da noite, com um auditório repleto e entusiasmado. 
Que esta caravana possa percorrer os palcos deste Brasil afora, esse é o nosso maior desejo, em prol da valorização e do redimensionamento do fole de oito baixos no Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário