28 de jan de 2014

Lançamento do livro "Com Respeito aos Oito Baixos" de Léo Rugero

Em dezembro de 2013 ocorreu o lançamento do livro "Com Respeito aos Oito Baixos" de Léo Rugero. A realização deste trabalho foi viabilizada pelo Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2012. O livro é o resultado de uma pesquisa inédita que se estendeu entre 2007 e 2012, e que teve como principais frutos a dissertação de mestrado defendida pelo autor na Escola da Música da UFRJ em 2011 e a realização do filme documentário de media metragem "Com Respeito aos Oito Baixos". 

O lançamento do livro foi realizado na programação do Festival Pernambuco Nação Cultural em sua edição especial "Viva Gonzagão 2013" ocorrida em Exu, Pernambuco, entre os dias 6 e 15 de dezembro. No dia 12 de dezembro ocorreu o "I Encontro de Sanfonas de 8 Baixos de Seu Januario" na Fazenda Araripe. Este evento especial contou com a presença de Seu Bilino dos Oito Baixos, um dos últimos remanescentes desta prática musical na região do Araripe, além das ilustres presenças de Luizinho e Zé Calixto, indubitavelmente, as maiores expressões da sanfona de oito baixos no Brasil.
O evento foi documentado pela jornalista Maria Réupi, que publicou algumas matérias, entre as quais uma que foi intitulada "Quando a Sanfona de Oito Baixos ainda teima em tocar", que conta um pouco sobre esta pesquisa.
Na ocasião, estive presente, não apenas na condição de autor, bem como, demonstrando um pouco do que aprendi e incorporei ao longo de tantos anos de  convivência e aprendizado com mestres como Zé Calixto, Luizinho Calixto e o saudoso Arlindo dos Oito Baixos.
O livro "Com Respeito aos Oito Baixos" é uma edição do autor, subsidiada pela Funarte/Ministério da Cultura e pode ser adquirida diretamente com o autor através do blog sanfonade8baixos.blogspot.com ou diretamente com o autor pelo email leorugero@gmail.com. A loja Tropicália Discos também está fazendo a distribuição do livro e do DVD.
Abaixo, algumas fotografias do lançamento, clicadas pelo fotógrafo Costa Neto do SeCult de Pernambuco.





2 comentários:

  1. Leo, financeiramente eu sei que você não teve retorno, mas lembre-se que este livro é um trabalho de muita importância para a cultura da música instrumental nordestina. Tenho certeza que o Luizinho e Zé Calixto tem essa mesma opinião. A Sanfona de 8 Baixos não tinha história, mas graças a você agora tem.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser um trabalho muito interessante, além de importante como registro de nossa cultura. Espero ter a oportunidade de conseguir um exemplar.

    ResponderExcluir