17 de mar de 2013

Heleno dos 8 Baixos e Chiquinho do Acordeon

Heleno dos oito baixos acompanhado por Chiquinho do Acordeon no Encontro de Mestres da Sanfona ocorrido há algum tempo atrás. Mais um excelente video compartilhado por Everaldo Santana.

10 de mar de 2013

História do Acordeon no Séc XIX

A propósito do livro de Gorka Hermosa sobre a história do acordeon no séc. XIX, qual foi minha surpresa ao saber, através do próprio autor, que meu primeiro trabalho publicado on-line RUGERO PERES, Leonardo (2008): “A sanfona de oito baixos na música instrumental brasileira”, está entre as obras listadas na bibliografia pesquisada pelo autor. Claro, sinto-me feliz com isso, não apenas devido à natural vaidade decorrente do reconhecimento gradual de minha pesquisa, mas, principalmente, devido a contribuição deste trabalho para a ampliação de estudos sobre o acordeom diatônico no Brasil. Recentemente, em janeiro passado, o pesquisador Paddy League da Universidade de Boston, EUA, esteve no Rio de Janeiro com o propósito de conhecer Zé Calixto, exímo representante da sanfona de oito baixos da região Nordeste. Tendo intermediado o encontro, levei Paddy à Santíssimo, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, para que viesse a conhecer o afamado sanfoneiro paraibano. Tanto eu como Zé Calixto ficamos surpresos ao saber através do afável e talentoso musicologo americano, que os discos de forró instrumental digitalizados e compartilhados por blogs como "Forró em Vinil" e "Sanfona de 8 baixos" são baixados, ouvidos e apreciados na América do Norte, sobretudo entre a comunidade de brasileiros radicados alhures. Se, por um lado, isso é algo que nos felicita, resta ainda saber de que modo o mercado internacional poderá se abrir de forma efetiva para movimentar a ainda fragilíssima economia  que envolve o acordeon diatônico no Brasil,  salvo exceção à regra de Renato Borguetti, que avança gradualmente em seu reconhecimento enquanto instrumentista de gaita-ponto, sobretudo em países europeus.

9 de mar de 2013

História do Acordeom no século XIX

Entre as novidades deste ano na área do acordeom diatônico, devemos destacar o lançamento do livro "The accordion in the 19th century"(O acordeom no século XIX) de Gorka Hermosa. Quem nos deu a dica foi o amigo Daltro Vieira, gaiteiro de Lages, Santa Catarina, que eventualmente tem figurado nas páginas deste blog.
No texto de apresentação do trabalho há maiores detalhes sobre o livro. Abaixo, minha tradução livre de um pequeno trecho da apresentação:

"Este livro é um estudo e análise da origem dos instrumentos de teclado com palhetas livres e seu desenvolvimento musical e organológico no século XIX.

No livro, apresentamos algumas novas ideias sobre a história destes onstrumentos e quebramos algumas das mais difundidas ideias sobre este tema escritas em importantes livros sobre a história do acordeom". Para obter o livro, deve-se entrar em contato com o próprio autor no seguinte link: http://gorkahermosa.com/web/img/publicaciones/Hermosa%20-%20The%20accordion%20in%20the%2019th.%20century.pdf