9 de mar. de 2013

História do Acordeom no século XIX

Entre as novidades deste ano na área do acordeom diatônico, devemos destacar o lançamento do livro "The accordion in the 19th century"(O acordeom no século XIX) de Gorka Hermosa. Quem nos deu a dica foi o amigo Daltro Vieira, gaiteiro de Lages, Santa Catarina, que eventualmente tem figurado nas páginas deste blog.
No texto de apresentação do trabalho há maiores detalhes sobre o livro. Abaixo, minha tradução livre de um pequeno trecho da apresentação:

"Este livro é um estudo e análise da origem dos instrumentos de teclado com palhetas livres e seu desenvolvimento musical e organológico no século XIX.

No livro, apresentamos algumas novas ideias sobre a história destes onstrumentos e quebramos algumas das mais difundidas ideias sobre este tema escritas em importantes livros sobre a história do acordeom". Para obter o livro, deve-se entrar em contato com o próprio autor no seguinte link: http://gorkahermosa.com/web/img/publicaciones/Hermosa%20-%20The%20accordion%20in%20the%2019th.%20century.pdf





Um comentário:

  1. legal.. tenho muita informação no meu blog tambem sobre a historia do acordeon. visite www.recantodasgaitas.blogspot.com - Alexandre

    ResponderExcluir