6 de dez. de 2012

Com Respeito aos oito baixos!!!

Olá amigos,

segue abaixo a matéria de Erica Magni publicada no jornal O GLOBO de hoje, versando sobre o filme e livro "COM RESPEITO AOS OITO BAIXOS", ambos financiados com o apoio da FUNARTE, a serem lançados em 2013.

Respeitem a sanfona de 8 baixos de Rugero!

Músico e historiador lança filme e livro sobre o instrumento mais querido e tocado por Luiz Gonzaga



Publicado:
Atualizado:
Mestre em sanfona de oito baixos, o músico Leonardo Rugero, morador de Santa Teresa, passou mais de quatro anos estudando a história e a prática do instrumento para compor sua tese acadêmica pela UFRJ. Agora, com material precioso reunido, está finalizando um filme de média-metragem e também um livro, que será publicado no início de 2013.
O trabalho de campo começou pelo Rio, mas Rugero teve de percorrer sete cidades que formam a rota da difusão do instrumento até hoje, sendo uma delas Exu, em Pernambuco, cidade do ilustríssimo Januário, pai do sanfoneiro Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
— O filme reúne nomes de famílias influentes na propagação da cultura sanfoneira, entre elas os Calixtos e os Gonzagas, que fizeram história com a canção “Respeita Januário”, composta por Gonzagão, o percussor dos caminhos para a produção de discos, e até mesmo de composições instrumentais, a partir da década de 40. O mito gravou 627 músicas em 266 discos, todas com a sonoridade regional da sanfona — diz ele.
Durante o tempo em que ficou submerso nas pesquisas, Rugero pôde concluir que o acordeão esteve ameaçado de extinção, principalmente por falta de interesse da nova geração de músicos, que o julgaram defasado, após a invenção da moderninha sanfona de 12 baixos, que ganhou a fama de ser mais completa.
— Percorremos o Brasil adentro, não há incentivo para a prática da sanfona de oito baixos, que ainda continua restrita às áreas rurais. Pouco existe das grandes festas espontâneas de bailes. Fui convidado para tocar numa festa da parte rica da família de Luiz Gonzaga em Recife, ficaram maravilhados quando toquei músicas de Januário e Luiz Gonzaga. Eles não as conheciam.
O livro, que também será publicado com incentivo da Funarte, trará minuciosos detalhes sobre o panorama atual da relação do brasileiro com o instrumento. Que, segundo Rugero, é muito popular hoje no Sul do país, por conta do músico porto-alegrense Renato Borghetti:
— De Norte a Sul, o ritmo plural da sanfona de oito baixos se faz presente na história. Hoje, ela começa a ganhar a atenção que merece e a contemplação das pessoas, quase o que aconteceu com o choro. Está virando cult, e a tradição agradece.
Além da pesquisa, que virá à tona com o livro e o filme “Com respeito aos oito baixos”, Rugero mantém um blog que reúne material multimidiático sobre o tema:sanfonade8baixos.blogspot.com

http://oglobo.globo.com/zona-sul/respeitem-sanfona-de-8-baixos-de-rugero-6940510

Um comentário:

  1. Leo,
    achei simplesmente o máximo, a Sanfona de 8 Baixos saindo num jornal de grande circulação do Rio de Janeiro. Uma parte da História do Forró Pé de Serra foi contada no filme sobre Luiz Gonzaga, mas falta a outra parte que justamente é a que fala dos salões de Bailes; é aí que entra a Sanfona de 8 Baixos. O Livro acompasnhado por um filme sobre esse assunto será a Gloria para a Sanfona de 8 que tem muitos adeptos no Sul e Nordeste deste País.

    ResponderExcluir