30 de out. de 2009

Manoel de Elias



Terça - feira passada, dia 27 de outubro de 2009, faleceu Manoel de Elias, aos 95 anos. Oriundo de uma família de músicos, irmão do também sanfoneiro Zé de Elias e pai de Chiquinha do Acordeon, (ambos já falecidos), Manuel teve a fase áurea de sua carreira artística nos anos 70. Seu trabalho mais difundido, foi o álbum intitulado A discoteca do Mané, pela Alladin Records, em 1979. Na época, o império da disco - music estava no seu ápice, e este disco marca uma interessante tentativa de fusion entre o forró instrumental e batida de discoteque. Uma das músicas incluidas neste trabalho, o choro Recordando 32, foi gravada, entre outros, por Arlindo dos 8 baixos e Luizinho Calixto.
Manoel, provavelmente, era o mais velho sanfoneiro de 8 baixos vivo, figura importante na história deste instrumento. Faleceu no Rio de Janeiro, aonde vivia há muitas décadas, no município de Belford Roxo, devido a complicações derivadas de um câncer de próstata.

2 comentários:

  1. Parabens!por essa Ideia do Forró vinil, eu mesmo já tinha Procurado muito Pela Discoteca do Mané. Mas Agora posso Divulgar esse Grande Tocador de 8 Baixos Manoel de Elias. "Velho Mendes" Brejo Santo Ceará (mendes.publicidade@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. UM CURRAIS NOVENSE ILUSTRE.

    ResponderExcluir