Indubitavelmente, Abdias foi um dos grandes vultos históricos da sanfona de oito baixos, consagrando - se como solista em carreira discográfica que principia com o disco que aqui apresentamos.
Contra a vontade paterna, Abdias começou a despertar interesse pelo instrumento aos 6 anos de idade. Seu pai, Alípio, era conhecedor de vasto repertório, além de instrumentista destacado nos bailes de Taperoá e arredores. Portanto, Abdias vinha de boa cepa. Ao lado de Zé Calixto, foi o responsável pela divulgação do estilo paraibano deste instrumento, na virada da década de 1960. Inicialmente, destaca - se como acordeonista, acompanhando Marinês e seguindo em caravana pelo Brasil com o "Rei do Baião" Luiz Gonzaga. Somente em 1960, retoma a sanfona de oito baixos e começa a divulgar o repertório dos "sambas de fole" de sua terra natal. Parte deste precioso repertório é gravado neste álbum de estréia, no qual Abdias demonstra algumas caracteristicas que lhe acompanhariam por toda a carreira profissional, sobretudo a clareza na maneira que articula as notas de seu instrumento. No acompanhamento, destaque para o regional de Canhoto, com Dino 7 cordas ao violão, Meira no violão de seis cordas, Canhoto no cavaquinho e grupo de percussionistas não creditado. Também há a participação de coro nas músicas com letra, embora o disco seja predominantemente instrumental.
Abdias, se não tivesse deixado uma obra discográfica com cerca de trinta itens de "tirar o chapéu", poderia ter se bastado com este álbum de estréia pela Columbia - CBS, em 1961: "Abdias no forró".
Show de música
ResponderExcluirInteressado no LP marceloecp@hotmail.com
ResponderExcluir