14 de abr de 2017

Carrapicho dos Oito Baixos



Vídeo filmado e gentilmente cedido pela historiadora Elaine Oliveira.



Martins de Oliveira Ramos, conhecido artisticamente como Carrapicho dos Oito Baixos, é um dos muitos sanfoneiros provenientes do Estado da Bahia, que migraram para São Paulo no contexto de instrumentistas que se deslocaram para as metrópoles de Rio de Janeiro e São Paulo, no intuito de buscar a sorte nos forrós urbanos, entre as décadas de 1960 à 1980.

Com o arrefecimento do mercado da sanfona de oito baixos nordestina, o que se denota sobretudo na década de 1980, muitos destes instrumentistas não conseguiriam se estabecer como profissionais no âmbito fonográfico e radiofíonico, vindo a trabalhar em outras áreas, como a construção civil, a indústria e o comércio.

Carrapicho, conhecido entre os amigos como "Seu Martins" é um representante deste período, ao lado de outros instrumentistas. Atualmente, trabalha em construções na cidade de São Paulo, mas é através de seu instrumento e de sua música, que mostra ao mundo sua identidade cultural.

Dono de um talento indiscutível, toca de forma singular o acordeon diatônico na afinação natural gaúcha, que contém adeptos em alguns estados da Região Nordeste.

Natural da Fazenda Bugiu, no município de Serra Preta, Bahia, Seu Martins é o quinto dos dez filhos de Eduarda Cirila de Almeida e Aristides Pereira Ramos.

Já teve a oportunidade de tocar ao lado de pilares do fole de oito baixos como o sanfoneiro paraibano Zé Calixto no Clube da SPC, no forró que era comandado pelos radialistas Mano Novo e Mano Véio.

Na sua família, a tradição da sanfona remonta ao avó, que tocava o velho fole de quatro baixos em um terno de reis.

Atualmente, Carrapicho é figura fácil nos encontros de sanfona de oito baixos promovidos em São Paulo, que mantém a prática musical e a arte refinada deste instrumento que persiste em sua saga, como um retirante destemido pelos caminhos da vida.



Léo Rugero



Rio de Janeiro, 14 de abril de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário