30 de nov de 2013

Pé Duro dos 8 Baixos no Quarta Parada



Raridade postada pelo amigo Everaldo Santana no youtube. Compartilho aqui em homenagem ao sanfoneiro Pé Duro, que fez sua passagem recentemente. Que beleza de forró!

27 de nov de 2013

1o Encontro de Sanfonas de 8 baixos de Seu Januário


Olha aí pessoal, mais uma conquista da sanfona de oito baixos!

Dentro da programação do Festival Pernambuco Nação Cultural 2013 já está confirmado o primeiro "Encontro de Sanfonas de 8 baixos do Seu Januário", que será realizado na Fazenda Araripe, localizada em Exu, outrora morada da família Gonzaga.
Viva os oito baixos de Januário!!!
Para mim, será uma honra, não apenas estar exibindo o filme "Com Respeito aos Oito Baixos" novamente em Exu, bem como estar ao lado de meu mestre Zé Calixto e de Luizinho Calixto, dois expoentes máximos do fole de oito baixos nordestino.
O evento também contará com a participação de Seu Bilino de Moreilândia, último remanescente do fole de oito baixos no sertão do Araripe.

Vamos em frente!!!

DIA 12 DE DEZEMBRO – QUINTA – FEIRA

I Encontro de sanfonas de 8 Baixos de Seu Januário.
Falando com Arlindo, Severino, Chiquinha, Zé Gonzaga
Programação
16horas: Roda de prosa com Sanfoneiros de 8 baixos e pesquisadores e homenagens aos seguidores dos 08 baixos
18horas: Exibição do Documentário e Livro “Com respeito aos 8 baixos” do Cineasta e sanfoneiro Léo Rugero;
20horas: Show com Bilino dos 8 baixos
22horas: show com: Zé Calixto, Luizinho Calixto e Leo Rugero
Local: Fazenda Araripe
1

21 de nov de 2013

Os 8 Baixos do Leo Rugero



Published on Nov 20, 2013 texto de Everaldo Santana
Leo Rugero é Cineasta e Músico; há mais de 5 anos que ele está envolvido com projetos em prol da Sanfona de 8 Baixos. Primeiro escreveu um livro e agora fez um filme "Com Respeito aos 8 Baixos" onde narra toda a trajetória da Sanfona de 8 Baixos, passando por Januário pai do Luiz Gonzaga, João de Deus pai do Zé Calixto, e todos os Sanfoneiro da Família Calixto. O filme tem as participações de membros da Família Gonzaga, família Calixto, Abdias, Geraldo Correia, Antonio da Mutuca e vários outros Sanfoneiros. O filme foi rodado nos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro. O Leo já apresentou o Filme no Nordeste, Rio de Janeiro e veio a São Paulo para apresentar o Filme durante o Festival Rootstok.
Estive com o Leo Rugero no festival Rootstok e senti que temos algo em comum: gostamos demais da Sanfoninha de 8 Baixos. Ele começou tocando 8 Baixos com afinação Natural no estilo "Gaita Ponto" usado no Sul do Brasil. Como ele narra no seu Filme, depois que conheceu Zé Calixto sua vida mudou e passou a gostar mais ainda do Fole de 8 Baixos. Comprou outra Sanfona e deu para Arlindo dos 8 Baixos fazer o transporte de afinação no estilo nordestino, a mesma afinação usada pela grande maioria dos tocadores de 8 Baixos inclusive o próprio Arlindo, Zé Calixto, Geraldo Correia e muitos outros. Atualmente o Leo toca em duas afinações diferentes da Sanfona de 8 Baixos e ministra aulas deste instrumento; ele esta envolvido em um projeto da Secretaria da Cultura do Rio de Janeiro.
Após sua apresentação no Rootstok o Leo saiu do palco tocando junto com o Lene dos 8 Baixos numa passeata pelo Parque até o Auditório onde seria exibido o seu Filme.

O Filme "Com Respeito aos 8 Baixos" é um presente aos simpatizantes do "Pé de Bode"; o Leo me presenteou com um exemplar do filme, e ao vê-lo novamente em casa me emocionei novamente; é um belíssimo trabalho. Parabéns ao Leo e toda sua equipe de produção.

20 de nov de 2013

Lene dos 8 Baixos - No Festival Rootstok 2013





Publicado em 18/11/2013  texto de Everaldo Santana

No dia 16 de Novembro estive no Festival Rootstok no município de Juquitiba em São Paulo. Este ano o Rootstok ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de Novembro de 2013. Esta é a primeira vez que vou ao Rootstok e gostei bastante; é um Mega evento em prol do Forró Pé de Serra e conta com a participação das melhores Bandas de Forró do Brasil. Fui convidado pelo Ivan Dias organizador deste evento que me pediu para convidar alguns Sanfoneiros de 8 Baixos pois o Músico e Cineasta Leo Rugero viria ao Festival para apresentar o seu Filme "Com Respeito aos 8 Baixos". Convidei então alguns dos meus amigos Sanfoneiros de 8 Baixos que não puderam ir alegando motivos particulares.
Fui então com o Lene dos 8 Baixos, o zabumbeiro Pinguim e o ritmista Aparecido, ambos forrozeiros da velha guarda que tocaram e gravaram com Zé Paraíba e Trio Nortista.
O Lene dos 8 Baixos tocou músicas de sua autoria e depois saiu do palco tocando junto com o Leo Rugero levando o pessoal para assistir ao filme no Auditório do Parque.
Para mim o Filme "Com Respeito aos 8 Baixos é um excelente trabalho sobre a Sanfona de 8 Baixos; um trabalho pioneiro que levou 5 anos para ficar pronto.
A Sanfona de 8 Baixos não é um instrumento comercial, por isso tem pouca divulgação, mas existem muitos simpatizantes como os jornalistas Anselmo Alves e Leda Dias, a família Calixto que praticamente todos os seus membros tocam Fole de 8 Baixos, o próprio Leo Rugero que vem lutando contra a extinção desta Sanfoninha. Eu gosto muito do Fole de 8 Baixos, e apesar de possuir sanfonas há mais de 20 anos, não aprendi a tocar; portanto faço a minha parte gravando vídeos de Sanfoneiros de 8 Baixos e postando na Internet.

19 de nov de 2013

Leo Rugero - No Festival Rootstok 2013



Publicado em 18/11/2013 texto de Everaldo Santana

Obrigado Everaldo Santana, por ter prestigiado as apresentações de sanfona de oito baixos e o lançamento do filme "Com Respeito aos Oito Baixos" no Festival Rootstock 2013, captando e editando trechos das apresentações de Léo Rugero e Lene dos Oito Baixos. Fundamental a presença de pessoas como você para fortificar o reaquecimento do fole de oito baixos no contexto dos forrós.


Leo Rugero é Cineasta e Músico; há mais de 5 anos que ele está envolvido com projetos em prol da Sanfona de 8 Baixos. Primeiro escreveu um livro e agora fez um filme "Com Respeito aos 8 Baixos" onde narra toda a trajetória da Sanfona de 8 Baixos, passando por Januário pai do Luiz Gonzaga, João de Deus pai do Zé Calixto, e todos os Sanfoneiro da Família Calixto. O filme tem as participações de membros da Família Gonzaga, família Calixto, Abdias, Geraldo Correia e vários outros Sanfoneiros. O filme foi rodado nos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro. O Leo já apresentou o Filme no Nordeste, Rio de Janeiro e veio a São Paulo para apresentar o Filme durante o Festival Rootstok.
Estive com o Leo Rugero no festival Rootstok e senti que temos algo em comum: gostamos demais da Sanfoninha de 8 Baixos. Ele começou tocando 8 Baixos com afinação Natural no estilo "Gaita Ponto" usado no Sul do Brasil. Como ele narra no seu Filme, depois que conheceu Zé Calixto sua vida mudou e passou a gostar mais ainda do Fole de 8 Baixos. Comprou outra Sanfona e deu para Arlindo dos 8 Baixos fazer o transporte de afinação no estilo nordestino, a mesma afinação usada pela grande maioria dos tocadores de 8 Baixos inclusive o próprio Arlindo, Zé Calixto, Geraldo Correia e muitos outros. Atualmente o Leo toca em duas afinações diferentes da Sanfona de 8 Baixos e ministra aulas deste instrumento; ele esta envolvido em um projeto da Secretaria da Cultura do Rio de Janeiro.
Na sua apresentação no Festival Rootstok o Leo tocou músicas do Januário pai do Gonzagão e até Forró do Zé Calixto.

1 de nov de 2013

Zé Calixto e Léo Rugero na escola de música Villa-Lobos

Por iniciativa de Norma Nogueira e Nerisa Aldrigui, foram realizadas duas apresentações com ênfase na arte da sanfona de oito baixos, na Escola de Música Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, nos dias 23 e 25 de outubro. No dia 23, além da exibição do filme "Com Respeito aos oito baixos", houve a apresentação de Léo Rugero com o grupo Guaracha Forrozeira, apresentando uma fusão entre o forró e ritmos latinos como o merengue e a cumbia, de certo modo, atualizando e revitalizando uma experiência sonora inicialmente idealizada pelo sanfoneiro Abdias na virada da década de 1970, que se refletiu em discos como "Na Ginga do Merengue"e que repercutiu nos repertórios de sanfoneiros como Geraldo Correia, Arlindo dos Oito Baixos e até mesmo Zé Calixto, que gravou alguns merengues no disco "8 baixos de ouro", lançado pela Fontana, em 1972. Além de Léo Rugero, a Guaracha Forrozeira é composta por Lars Hockerberg (sanfona de 120 baixos), Rodrigo Sebastian (baixo elétrico), Milena Sá (pandeiro e zabumba), Victor Guiraldo (congas) e Mackio Gabriel (timbalito). No dia, o grupo contou com as participações especialíssimas de Enock Lima (triângulo), Henry Lentino (bandolim) e Rodrigo "Biscoito" (rabeca).
No dia 25, foi a vez de Zé Calixto, que ao lado de Valter Silva (violão de sete cordas) e Elias (pandeiro) realizou uma apresentação inesquecível, lembrando êxitos de sua profícua carreira fonográfica. A apresentação contou com as participações de Léo Rugero (sanfona de oito baixos) e Rodrigo "Biscoito" (rabeca).
Enfim, foi inesquecível esta verdadeira "Festa dos Oito Baixos". Que, daqui em diante, possam ocorrer novos eventos trazendo à baila a belíssima arte do fole de oito baixos!
Abaixo, os cartazes e algumas fotografias do evento.


Léo Rugero e Zé Calixto (foto: Luzia de Mendonça)



A Guaracha Forrozeira (foto: Kenavo Junti)

                                                  Zé Calixto e Valter Silva (foto: Luzia de Mendonça)


 
Elias, Léo Rugero, Zé Calixto e Valter Silva (foto: Luzia de Mendonça)