28 de mai de 2013



segunda-feira, 27 de maio de 2013

Encontro de Sanfoneiros movimentou o SESC Teresópolis no fim de semana


Amelinha foi uma das atrações do Encontro de Sanfoneiros (Fotos: Jeferson Hermida)


Atração de destaque da programação cultural do SESC Teresópolis, o 8º Encontro de Sanfoneiros reuniu grandes nomes da sanfona entre quinta-feira, 23, e domingo, 26 de maio. Sucesso de público e com programação diversificada, o evento contou com oficina de acordeão, lançamento do filme ‘Com respeito aos oito baixos’, de Leonardo Rugero, e do livro ‘Tem sanfona no choro’, de Marcelo Caldi, foram algumas das atrações dos quatro dias do evento.

Destaque para a cantora cearense Amelinha, que abriu o encontro com o show ‘Janelas do Brasil’, nome do seu mais recente DVD. Com 40 anos dedicados à música, Amelinha atingiu o auge da fama no início dos anos 80 com a canção ‘Foi Deus que fez você’, destaque no Festival MPB 80, da Rede Globo.

Os acordeonistas de Teresópolis Cândido Neto – idealizador e produtor do evento – e Alex Wey, que são professores na rede municipal de ensino, foram os primeiros a se apresentar no Encontro. Os veteranos Seu Timbira e Zé Lopes também subiram ao palco. Os dois são freqüentadores assíduos do Encontro de Cultura de Raiz, lançado em abril de 2009 pela Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de resgatar e valorizar artistas da cultura popular.

Também mostraram seu talento os acordeonistas André Gandra, Rafael Meninão, Seu Edson do Acordeão e Batista do Forró.



A Gazeta Fluminense: Encontro de Sanfoneiros movimentou o SESC Teresópo...

A Gazeta Fluminense: Encontro de Sanfoneiros movimentou o SESC Teresópo...: Amelinha foi uma das atrações do Encontro de Sanfoneiros (Fotos: Jeferson Hermida) Atração de destaque da programação cultural do ...

26 de mai de 2013

Com Respeito aos oito baixos

Prezados amigos:

Finalmente está saindo do forno o filme "Com Respeito aos Oito Baixos".
Este trabalho foi contemplado com o Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga 2012.
Filmado nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro, o filme traz à luz algumas questões importantes sobre a trajetória do fole de oito baixos na Região Nordeste.
Em breve, as cópias estarão prontas para distribuição e venda.
Aos amigos que queiram mais informações sobre este trabalho, podem contactar-me pelo e-mail: leorugero@gmail.com

Abaixo, a ficha técnica e a sinopse do filme!



COM RESPEITO AOS 8 BAIXOS

Um filme de Léo Rugero
Direção geral: Léo Rugero
Direção de fotografia: Débora 70 e Marcílio Costa
Montagem: Débora 70, Júlia Sarraf e Léo Rugero
Câmera: Débora 70 e Marcilio Costa
Assistente de câmera e iluminação: André Fontes
Motorista: Silvério Candido
Produção executiva: Mila Schiavo
Finalização: Marcílio Costa


Com:  Joquinha Gonzaga, Mestre Pedro,  Vicente Telles, Anselmo Alves, Enock Lima, Lêda Dias, Nego do Mestre, Zé Calixto, Geraldo Correia, Luizinho Calixto, Antonio da Mutuca, Pedro Manú, Vinicius Antonio de Souza, João Cordeiro, Expedito Ferrugem, Aline Justino, Valdir Santos, Ivison Santos Silva, Orquestra Sanfônica de Oito Baixos de Santa Cruz do Capibaribe, Cirinéia Amaral, Thiago Calisto, João Calixto, Bastinho Calixto e José Alberto Salgado.

SINOPSE: Inspirado em dissertação de mestrado homônima, o filme “Com Respeito aos 8 baixos” refaz o percurso do músico e pesquisador Leonardo Rugero Peres (Léo Rugero) em sua pesquisa etnográfica. Filmado em setembro de 2012 nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro, a narrativa  se estrutura sobre breves capítulos que enfocam a influência da sanfona de oito baixos como instrumento solista no contexto dos bailes nordestinos, o aprendizado tradicional do instrumento, a mudança do aprendizado entre os jovens instrumentistas, a circulação dos repertórios tradicionais e o deslocamento de sanfoneiros para o Sudeste em função do êxito de Luiz Gonzaga no contexto fonográfico e radiofônico .

Duração: 40:55 (media metragem)



Escola de Sanfona de oito baixos em Campina Grande


Escola de sanfona

Campina Grande deve ganhar uma escola de sanfona de oito baixos no mês de junho. As aulas serão executadas em cursos livres de extensão, vinculados à Pró-Reitoria de Arte e Cultura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Aulas vão acontecer na antiga Faculdade de Administração, localizada na Rua Getúlio Vargas, no Centro de Campina Grande.
O anúncio foi feito pelo reitor da UEPB, Rangel Junior, na entrega do 'Troféu Gonzagão' na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), na última terça-feira à noite. Para o reitor Rangel Junior, implantar a escola de sanfona de oito baixos representa mais uma grande contribuição da UEPB para a valorização da cultura nordestina.
"A instituição, que já conta com o Museu Assis Chateaubriand (MAC) e vai entregar ao público paraibano, no próximo mês, mais um grande equipamento cultural, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), conhecido como Museu dos Três Pandeiros, reforça seu trabalho, feito em parceria com o Governo do Estado, com o compromisso de preservar as riquezas locais e fazer com que os valores sociais e culturais não se percam ao longo do tempo", frisou.
O sanfoneiro Luizinho Calixto estará à frente desta iniciativa e é o responsável pela elaboração de toda a proposta pedagógica do curso que vai beneficiar toda a população.

16 de mai de 2013

Abdias, Zé Calixto e Luizinho Calixto



Já imaginaram Zé Calixto, Abdias e Luizinho Calixto tocando juntos? Isso aconteceu, algum tempo atrás, no programa "Som Brasil" de Rolando Boldrin, na década de 1980. Um pequeno trecho de "Botão variado" de Bau dos oito baixos e Ivan Bulhões.

Did you imagine Zé Calixto, Abdias e Luizinho Calixto playing together? This happened, sometime ago, in the legendary TV program called "SOM BRASIL". Just a little  of "Botão Variado" (Bau dos oito baixos, Ivan Bulhões). Enjoy it!