26 de mai de 2010

Encontro de Sanfoneiros de Teresópolis

Embora o foco específico deste blog seja a sanfona de 8 baixos, abro aqui uma exceção para noticiar este encontro de sanfoneiros de Teresópolis, do qual já participei por duas vezes - em 2007 e 2008. A sanfona de 8 baixos, pouco praticada na região serrana, tem contado com poucos participantes no evento. Timbira, talvez o único sanfoneiro de 8 baixos atuante em Teresópolis, comparece anualmente ao encontro, tendo sido o homenageado no ano de 2008.


29 DE MAIO DE 2010

Local: Calçada da Fama
Horário: a partir das 17:00 horas

Segundo as palavras de Cândido Neto, atual organizador e apresentador do evento,
"O encontro deste ano contará a participação oficial de 13 sanfoneiros (acordeonistas) de toda a região serrana abrangendo a princípio Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Rio de Janeiro, dentre outros".
Ao final do encontro, como tem ocorrido desde a primeira edição, "Asa Branca" de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, deverá ser tocada por todos os participantes na tonalidade de dó maior.
Links fornecidos por Candido Neto:

Bau dos 8 baixos - Festa nordestina

iscos





Bau dos 8 baixos era o nome artístico de Sebastião Morais, sanfoneiro paraibano que teve intensa carreira discográfica, sempre dedicando-se à sanfona de 8 baixos. Era conhecido por suas performances circenses, sendo capaz de dar até saltos mortais enquanto tocava! No entanto, independentemente de sua performance espalhafatosa, era um virtuose dos 8 baixos, autor da música "Botão Variado", imortalizada por Abdias em album homônimo.
"Festa nordestina" é um álbum de 1979, lançado pelo selo Itamaraty. Com direção artistica de Pedro Sertanejo, este disco segue a "receita" de outros álbuns de Bau dos 8 baixos. Temas predominantemente modais, de forte sabor nordestino, interpretados com muita energia.
O acompanhamento, (por sinal excelente), é constituido por violão de 7 cordas, cavaquinho e percussão. Infelizmente os músicos não foram creditados na contra-capa, como era de costume nas produções de forró daquela época. Um disco predominantemente instrumental, recheado com algumas canções entoadas por coro feminino.


Vale a pena a escuta deste raro álbum.

22 de mai de 2010

V Encontro de sanfoneiros de Teresópolis


Anualmente, desde 2006, ocorre no mês de maio, o Encontro de sanfoneiros de Teresópolis. O evento é amparado pelo SESC - Teresópolis, e desde 2008, tem como curados, Genivaldo Gomes Candido, sanfoneiro teresopolitano, com atuação sobretudo na área didática. Reunindo sanfoneiros dos 8 aos 80 baixos, o Encontro já faz parte da programação cultural Teresopolitana. No cartaz deste ano, uma fotografia do Encontro de 2007, no qual me apresentei com a minha sanfona de 8 baixos Universal em afinação diatônica D/G, conforme se pode observar na foto acima.

Para quem estiver pela serra, a quadrilha é certa!

V Encontro de sanfoneiros de Teresopolis
Local: Calçada da fama - centro de Teresopolis
horário: 17hs

20 de mai de 2010

sampleando os 8 baixos

Volta e meia, algum blog ou site transcreve algum trecho do artigo "A sanfona de 8 baixos e a música instrumental". Não vejo isso como algo problemático, ao contrário, considero um dado positivo. Contudo, apenas suplico aos mesmos blogs e sites, que citem as fontes. O autor e o título da obra devem ser creditados. Disponibilizo todos os meus textos, mas exigo os créditos, ao menos os créditos...